No puedo instalar el VCL de seagate crystal reports En Delphi 6

mayala
17 de Mayo del 2005
tengo VCL de seagate cystal reports instalado en delphi 5 y funcina bien realmente no se que versiòn sea, pero necesito instalarlo en delphi 6.
Inicialmente me envìaba el sig. error Vcl50.bpl path no especificado, despues encontre una guía de como instalarlo pero ahora me manda el siguiente error, proxies.dcu not found. espero puedan ayudarme de antemano gracias

Disney
17 de Mayo del 2005
Movendo componentes do Delphi 5 para o Delphi 6 – Sem requerer a dsgnIntf.pas

Por Flávio Pereira Teodósio

Neste roteiro irei demonstrar como fazer algumas alterações básicas para adaptação de antigos projetos ou componentes criados na versão do Delphi5, que utilizam o componente dsgnIntf.dcu, para que possam ser compilados no Delphi 6.

Muitos, como eu, já se depararam, ao tentar compilar antigos projetos ou componentes criados no Delphi5 ou anterior, com um erro, informando não existir o componente dsgnIntf.dcu, impedindo assim a compilação do projeto/componente.

Fiquei por quase um dia inteiro na internet vasculhando sites a procura deste dito arquivo dsgnIntf.pas, mais em quanto mais eu procurava, mais encontrava pessoas a procura do mesmo, embora muitos já tivessem encontrado, todos diziam não funcionar, ou seja, mesmo assim não compilava seus projetos ou componentes, foi quando eu encontrei uma FAQ na internet onde o Danilo Bertholini ([email protected]) falava a respeito deste intrigante arquivo, pois com algumas dessas informações alguns testes, eu pude resolver meu problema com esses componentes que não compilavam. E pelo motivo de disseminar essas informações para que ninguém passem pelo mesmo desconforto que eu, de não saber o motivo de não compilar esses projetos/componetes, escrevo este Artigo para os colegas da web.

Já sabendo que esse arquivo foi retirado pela Borland, nas versões do Delphi 6 em diante, provavelmente por causa de alterações na estrutura do Delphi, para implementação da biblioteca de componentes inter-plataforma da Borland (CLX):

Uses
Windows, Classes, Graphics, Controls, Dialogs, dsgnIntf, Variants, Forms:

Esse problema ocorre porque a Borland mudou o nome da unidade dsgnIntf.pas, para Designintf.pas, e moveu o editor de propriedades para uma nova unidade chamada de DesignEditors.pas, e suas constantes que estavam na unidade DesignConsts.pas, foram colocadas juntamente com os menus em DesignMenus.pas, e também as variantes que foram retiradas da System.pas para sua própria unidade Variants.pas.

Para podermos compilar nosso projeto/componete, podemos então retirar a declaração dsgnintf da Uses e acrescentar as outra que mencionai acima, cada uma caso sejem requeridas:

Uses
Windows, Classes, Graphics, Controls, Dialogs, Designintf, DesignEditors, DesignMenus, Variants, Forms:

Devo informa-los, como também fui informado, que todo o IFormDesigner foi trocado por IDesigner A Interface IDesignerSelection também mudou.
Uma das mudanças, é a adição de uma função GET que retorna um TPersistente quando indicado o índice do seu membro.

Exemplo: Nas versões anteriores, se você queria usar o TPersistent de um objeto você deveria escrever:

var p:TPersistant;
...
P := Selections[i] as TPersistant;

Agora basta escrever:

var p:TPersistant;
...
P := Selections.get[i];

A Interface IComponentDesigner é uma nova Interface localizada em ComponentDesigner.pas como parte do pacote Designide.dcp e não é um arquivo de distribuição. Portanto você deve incluir o DesignIde.dcp no pacote de Design para a compilação funcionar se este arquivo for requerido.

Bom, espero que essas informações possam ajudar mais alguém. Encontrei muito pouca informação a respeito desses arquivos, e esse artigo foi fruto da reunião dessas informações que eu capturei na internet, e algumas pesquisas e testes com as mesmas.

Flávio Pereira Teodósio
Desenvolvedor Delphi/Kylix
[email protected]

Espero que ajude...